quarta-feira, 11 de junho de 2014

Vírus chikungunya se propaga de forma rápida pelo Caribe

Foto de 15 de maio mostra a garota Karla Sepulveda, de 5 anos, que foi infectada pelo vírus chikungunya, em hospital da cidade de Boca Chica, na República Dominicana (Foto: AP Photo/Ezequiel Abiu Lopez)Hospitais e clínicas por todo o Caribe estão recebendo milhares de pessoas com os mesmos sintomas: fortes dores de cabeça, febre alta e tanta dor nas articulações que elas mal conseguem andar ou usar as mãos. O quadro é provocado pelo vírus chikungunya, que está se espalhando rapidamente pelos mosquitos nas ilhas da região, segundo a agência Associated Press. O primeiro caso transmitido na região foi confirmado em dezembro.
"Você sente nos seus ossos, nos dedos e nas mãos. É como se tudo estivesse se despedaçando", disse Sahira Francisco, de 34 anos, à agência Associated Press enquanto ela e sua filha esperavam atendimento em um hospital em San Cristobal, uma cidade no sul da República Dominicana onde muitos casos foram registrados nos últimos dias.
Surtos de infecções pelo vírus têm afetado a população da África e da Ásia há muito tempo. Mas ele é novo no Caribe, onde o primeiro caso foi registrado em dezembro, provavelmente trazido por um viajante. Autoridades de saúde locais estão trabalhando agora para educar a população sobre a doença, acabar com os mosquitos e lidar com os casos existentes.O nome chikungunya é derivado de uma palavra africana que pode ser traduzida como "contorcido de dor". Apesar de o vírus raramente ser fatal, ele é extremamente debilitante. "É terrível, eu nunca tive em toda a minha vida uma doença desse tipo", disse Maria Norde, uma mulher de 66 anos confinada a uma cama na sua casa na ilha de Dominica. "Todas as minhas articulações estão doendo."
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) afirma que há na região mais de 55 mil casos, entre suspeitos e confirmados, desde dezembro. O vírus também atingiu a Guiana Francesa, onde ocorreu a primeira transmissão confirmada na América do Sul continental.
Segundo a Opas, sete pessoas com o chikungunya já morreram, mas elas podem ter tido outros problemas de saúde que contribuíram para esse desfecho.
"Os números estão aumentando como uma bola de neve por causa das constantes movimentações de pessoas", disse Jacqueline Medina, especialista do Instituto Tecnológico, na República Dominicana, onde alguns hospitais reportaram mais de 100 novos casos por dia.
O vírus é transmitido por duas espécies de mosquito, o Aedes aegypti, que também transmite a dengue, e o Aedes albopictus. É comum que ele seja transmitido por viajantes. Ele pode se espalhar para uma nova área se alguém tem o vírus circulando em seu sistema em um período que vai de 2 a 3 dias antes do início dos sintomas até 5 dias depois.
Durante anos, houve relatos de casos esporádicos de viajantes diagnosticados com chikungunya, mas sem transmissão local. Em 2007, houve um surto no norte da Itália, então autoridades de saúde previram que era apenas uma questão de tempo até o vírus se espalhar para o ocidente, segundo o médico Roger Nasci, dos Centros para Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos.
De 60% a 90% das pessoas infectadas apresentam sintomas. Em comparação, apenas 20% dos infectados por dengue têm sintomas. A boa notícia é que existe apenas um tipo de chikungunya, ao contrário da dengue, que tem quatro subtipos. Uma vez que a pessoa é infectada e pelo chikungunya e se recupera, ela se torna imune à doença.
No Brasil
Por enquanto, o Brasil só registrou casos importados de chikungunya, ou seja, pessoas que foram infectadas fora do país. Mas o surgimento de casos no Caribe e também na Guiana Francesa, que faz fronteira com o Amapá, deixou pesquisadores brasileiros em alerta. Para eles, o risco de transmissão da doença aqui é real.
Autoridades de saúde de Roraima e do Amapá estão atentas ao risco da chegada do vírus no país. No Amapá, uma visita de uma equipe de técnicos do Ministério da Saúde está prevista para traçar medidas de prevenção do vírus.

Conhecendo Países #2 - Guiana Francesa


Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França na costa atlântica da América do Sul. Ocupa uma superfície com cerca de 91 000 km2, limitada ao norte pelo Oceano Atlântico, a leste e a sul pelo Brasil (estado do Amapá) e a oeste pelo Suriname. Sua capital e principal cidade é Caiena (Cayenne). O idioma oficial é o francês, mas também fala-se o dialeto taki-taki, das comunidades negras, várias línguas ameríndias e as das minorias imigradas. A religião católica predomina.

Colônia francesa até 1946, desde então a Guiana Francesa é um departamento ultramarino francês. Como parte integral da República Francesa, a Guiana Francesa é representada no Senado e na Assembleia Nacional da França, seus cidadãos participam das eleições para presidente da República Francesa. Como parcela do território francês tanto quanto as partes da República Francesa localizadas no continente europeu, a Guiana Francesa é considerada parte da União Europeia, e a moeda local é o Euro.

Vicente Yáñez Pinzón foi o primeiro explorador da costa das Guianas, em 1500. Iludidos pela mítica cidade do ouro (Eldorado), numerosos aventureiros buscaram inutilmente fortuna na região. Comerciantes franceses abriram um centro comercial em Sinnamary, em 1624, e outro em Caiena, fundada em 1637.

Depois, Caiena foi tomada pelos holandeses que, expulsos em 1664, voltaram a assentar-se em 1676. O Tratado de Breda, de 1667, legitimou a posse do território pela França, e o Tratado de Utrecht fixou as fronteiras com o Brasil em 1713. Os jesuítas foram expulsos em 1762, o que provocou a dispersão dos índios que viviam nas missões. Na expedição colonizadora de Kourou (de 1763 a 1765), morreram cerca de 14 000 pessoas, a maioria europeus. A revolução francesa pouco repercutiu na colônia, onde a escravidão foi abolida em 1794 e restabelecida em 1802. Em 1809, a Guiana, a começar por Caiena, foi ocupada pela tropas luso-brasileiras, e devolvida em 1817.
A abolição definitiva da escravatura, em 1848, arruinou as plantações, situação agravada com o descobrimento de jazidas de ouro em 1855, pois a escassa mão-de-obra abandonou a agricultura. Entre 1852 e 1939, mais de setenta mil franceses foram deportados e confinados nas penitenciárias. De 1852 a 1858, os presos deportados da França eram transportados para as ilhas da salvação (Saint Joseph, Royale e do Diabo) e para os campos de trabalho forçado em Kourou e outros espalhados pelo território. O presídio de Saint Laurent du Maroni estabeleceu-se em 1858.O problema dos limites com o Brasil foi resolvido definitivamente quando o barão do Rio Branco provou que "o rio de Vicente Pinzón", delimitador da fronteira, era o Oiapoque.

economia da Guiana Francesa é baseada principalmente na pesca e na extração mineral, principalmenteaurífera. O departamento registra notável imigração ilegal, principalmente de brasileiros, haitianos, surinameses, atraídos pela possibilidade de obter renda em Euros.

Na segunda metade do século XX, a Guiana Francesa desenvolveu uma economia florescente, estimulada pela atividade no centro espacial de Kourou, conhecida por hospedar a base de lançamento de foguetes e satélites da Agência Espacial Europeia (ESA). O aluguel da base de lançamento rende dividendos à administração local.

Centro Espacial de Kourou, construído a partir de 1968 pela Agência Espacial Europeia, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento econômico da Guiana Francesa, não só por gerar empregos, mas também por introduzir tecnologia de ponta e informática à região. O sistema de transportes concentra-se no litoral. Há um aeroporto internacional em Rochambeau, perto de Caiena.

O programa denominado Plan Vert (Plano Verde) objetiva desenvolver a agricultura, a pecuária e a exploração florestal, e se baseia na imigração de colonos franceses. A pesca, principalmente de camarões, cresceu a partir de meados do século XX. As exportações incluem açúcar, mandioca, coco, banana, rum e madeira. A Guiana Francesa explora seus recursos minerais, sobretudo ouro e bauxita.

Sua população é de cerca de 200 000 habitantes (Dados de 2006). A idade média não passa dos 58 anos.
A maioria da população é constituída pelos crioulos ou mulatos, como resultado da contínua mestiçagem dos grupos procedentes da Europa, da Ásia e África, assim como de outras partes da América do Sul. Os índios, reduzidos a pequenas tribos, vivem na costa (caribes, aruaques e palicurs) e no interior (wayanas, oiampis e emérilons). Nas proximidades do Rio Maroni, descendentes de escravos foragidos no século XVIII conservaram seu modo de vida africano.


Tem clima equatorial de montanha (clima que se caracteriza por sua maior facilidade de percepção das estações, diferenciando-se assim do clima equatorial comum). A temperatura tem uma variação pequena, chegando a 303.15K (30ºC) e 298.15K (25ºC) no verão e no inverno respectivamente. A Chuva ocorre nesse território durante todo o ano (mais frequentemente no verão), mas diferentemente do clima equatorial comum, que tem em média 3 100 mm/ano, com esse clima equatorial de montanha, vê-se apenas 1 200 mm/ano (um volume bem menor).

PLÁGIO É CRIME. SE COPIAR, FAVOR PÔR A FONTE, DEMORAMOS HORAS MONTANDO ESSE POST ESPECIAL. Att: Notícia Urgente!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Izzy Richards
Uma mulher com uma condição terrível é obrigada a conviver com inchaços dramáticos em todo o corpo. A doença é tão grave que pode causar sua morte.
6Izzy Richards, de 32 anos, tem uma condição genética extremamente rara e potencialmente fatal chamada angioedema hereditário. Isso faz com que suas mãos, pernas, rosto, barriga e costas inchem com regularidade. Além disso, a língua e garganta também podem sofrer com a condição, fazendo com que a mulher tenha que se esforçar para respirar devido ao bloqueio de suas vias aéreas.
A mulher conta que sente vergonha quando sua doença fica mais evidente. “Quando meu rosto incha é realmente humilhante. As pessoas olham para mim e acham que meu parceiro, Chris, me bateu”, contou.
5Izzy havia sofrido um surto de rubéola e teve seus joelhos inchados. Na época, seus sintomas foram definidos como uma reação alérgica ao medicamento que usou para combater a doença. Ela ficou sem experimentar novamente os sintomas até seus sete anos.
A mulher começou a sofrer dores de estômago e vômitos em cerca de três a cada quatro semanas. Ela notou que suas pernas se inchavam durante esse período. Após muita luta para descobrir do que se tratava, a paciente recebeu o diagnóstico de angioedema hereditário.
4Izzy Richards sofre de angioedema hereditário, doença que pode ser fatal e causa inchaços nas mais diversas regiões de seu corpo.
Sua condição é desencadeada por estresse. Algumas pessoas que sofrem do problema têm o ataque todo mês, enquanto outras passam até anos sem um inchaço sequer.
O inchaço, aliás, é causado por falta de uma proteína no sistema imunitário. Os vasos sanguíneos se tornam permeáveis, e permitem o acúmulo de líquido nos tecidos.
3Izzy ao menos pode contar com o apoio de seu namorado. “Meu parceiro fica realmente muito preocupado. Ele é muito atencioso e faz tudo o que pode para me ajudar, mas eu queria acreditar que um dia minha condição pudesse ser curada”, contou a mulher. “Eu quero aumentar a conscientização para que todos os que são diagnosticados com ao doença possam receber o tratamento que necessitam”, concluiu.

Colombiano é preso após esconder cápsulas de cocaína em sanduba

Um homem foi revistado pela polícia em uma estação de ônibus em Benidorm, na Espanha, e com ele foi encontrado cerca de 9 cápsulas de cocaína escondidas em um sanduíche.
Com suspeita de tráfico de drogas, a polícia revistou a casa do colombiano e encontrou um quilo da droga no apartamento, assim como maconha.
Um outro homem também foi preso no mesmo período do incidente. Acredita-se que os casos possam estar interligados e que os dois suspeitos sejam colegas de quarto.

A polícia divulgou a imagem do sandubão no Twitter, que já foi compartilhada por mais de mil pessoas.

Tia abduzida diz que não aguenta mais ser sequestrada por ETs

A britânica Hillary Porter, de 67 anos, faz um apelo comovente, mas não sabe direito se será atendida. Ela diz, e garante com veemência, que já perdeu a conta de quantas vezes foi levada por ETs para planetas de outras galáxias. Hillary não aguenta mais essa maratona de abudções. "Sou normal. Não estanhem a minha história. Mas por que só eu sou levada tantaz vezes?", questiona.

Não estranharemos. Mas fica a pergunta: por que os Ets estão levando uma tia de 67 anos para o espaço? "Nem sei quantas vezes eu fui sequestrada", contou a simpática senhora ao jornal britânico Mirror.
Hillary não gosta quando as pessoas duvidam de suas histórias; "Eu não pedi para ter uma vida assim", diz ela, mostrando desenhos e imagens de aliens. O maridão dela, Ken, apoia a mulher. "Ele não gosta dessa situação."
A abduzida do Reino Unido participará de um congresso de pessoas que foram sequestradas por extraterrestres. Serão 100 participantes, que poderão compartilhar suas histórias assustadoras ao lado de seres de outros planetas.

Hillary lembra que a primeira vez que foi levada para o espaço tinha apenas 5 anos.

— Estava brincando no jardim. Alguém tocou em mim. Olhei para trás e vi um ser com forma de lagarto, com uma cabeça enorme, boca pequena, olhos grandes, como se fossem buracos no rosto, e o corpo viscoso. Não era grande. Tinha 1,5 m, acho.

Desde então, ela reforça, foram incontáveis sequestros. "Já implantaram uma espécie de chip na minha orelha", afirma. "Não sei o que aontece direito quando estou lá, nem quanto tempo fico nas mãos deles. Fico meio inconsciente. Sò sei que sempre sou muito examinada, como se estivesse num hospital ou algo assim." 

Hillary diz que já entrou em contato com milhares de pessoas que também foram abduzidas. Ela não quer mais sair do planeta. "Tenho medo do que pode acontecer comigo. Já tive problemas de saúde, crises de memória, muito mal-estar", confessa. "Só quero ter paz e ser entendida aqui na Terra."

Ovelha nasce com rosto humano na Turquia!

Ovelha seria uma mistura de humano com animal! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)
Vídeo mostra imagens do nascimento de um filhote de ovelha com um rosto humano! Seria um híbrido? Será que isso é verdade ou farsa?
A notícia apareceu na web na primeira quinzena de maio de 2014 e conta a história de um filhotinho de ovelha que teria nascido na Turquia com características semelhantes às de humanos. O focinho do animal parece com a de uma pessoa e alguns sites e blogs levantam a teoria de que o bicho seria um híbrido entre um humano e uma ovelha!
Já o jornal britânico Mirror, que publicou a matéria no dia 13 de maio de 2014, sugere que a ovelha teria sofrido algum tipo de má-formação durante a gestação.
Será que isso é verdade?
Assista ao vídeo abaixo com algumas das imagens da cirurgia do animal e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

Verdadeiro ou falso?

Veterinário mostra o  bicho recém-nascido! (foto: Reprodução/Todayz)Apesar do nascimento inusitado ter aparecido na web em maio de 2014 por causa de uma publicação do jornal britânico Mirror, a notícia é bem mais antiga. O fato ocorreu em 2010!
Em janeiro de 2010, o veterinário Erhan Elibol fez uma cesariana em uma ovelha na cidade de Esmirna (Turquia) e ficou curioso com o que viu: um cordeiro com feições humanas!
De acordo com o jornal australiano Daily Telegraph, a criatura nasceu com essa má-formação por causa do excesso de vitamina A ingerida pela mãe ovelha durante a gestação. O animal teve que ser sacrificado para salvar a vida da mamãe!

Mutação rara, mas não inédita

Essa não foi a primeira vez que um ovino nasce com essa forma. Há relatos de outras ovelhas que nasceram com mutações como as fotografadas pelo veterinário Erhan Elibol em diversas cidades no mundo. Em 2009, por exemplo, uma ovelha nasceu em Zimbabwe com feições bem parecidas com as de um humano.
Em ambos os casos, os animais foram incinerados pela população local, impossibilitando pesquisas mais apuradas por parte dos biólogos.
Em janeiro de 2012, fotos de um filhote de ovelha “parecido com gente” apareceram na web. Segundo o site The Blaze, O bicho nasceu na Nigéria e atraiu multidões de curiosos:
Sheep-humanO jornal The Sydney Morning Herald mostra mais uma série de fotos de animais que nasceram com problemas físicos. “Filhotes como esses raramente sobreviveriam na natureza”, de acordo com especialistas entrevistados nas matérias citadas acima.

Conclusão

As imagens são reais e o fato aconteceu em 2010. A ovelha nasceu com má-formação possivelmente por causa de excesso de consumo de vitamina A pela mãe do animal durante a gestação. Não há nada de cruzamento entre humanos e animais nessa história!

Velhote é condenado após transportar 635 quilos de cocaína

Um americano de 90 anos foi condenado por transportar cerca de 635 quilos de cocaína.

O coroa disse em audiência no ano passado, na qual se mostrou comunicativo e muito arrependido, que em poucos
meses completaria 90 anos. Leo Sharp foi sentenciado à 3 anos de xadrez no dia de seu aniversário, em Detroit (EUA).

Ele disse estar com o coração partido por conta do crime que cometeu, alegando só ter transportado a droga porque estava passando vários perrengues.
Nesse caso, a pena mínima estipulada pela corte são de 14 anos, mas a pena de Sharp foi reduzida à 5 anos devido a idade do velhinho.
O advogado tentou prisão demiciliar, mas o pedido foi negado. Em acordo, ele conseguiu que a pena fosse reduzida ainda mais e ficou estipulado 3 anos de prisão!
— Foi uma péssima decisão a se tomar naquele momento da vida, disse o juiz.

Machão é preso após arrancar um teco da orelha de policial

Rex Gerdner, 43, é um homem corajoso! A polícia foi chamada à sua casa para averiguar uma denuncia sobre disturbio doméstico. Dois policias, Steve Fisher e Daniel Gildersleve, foram até o local para checar a informação.
Gardner, o dono da casa, não gostou nada das vizitas inesperadas e começou a confrontar os oficiais à medida que eles interrogavam e tentavam descobrir o que estava acontecendo.

Gardner ficou cada vez mais irritado com a presença dos policias e foi pra cima do policial Fisher ao jogá-lo no chão.
O resultado da treta entre os dois foi uma lesão que o policial Fisher vai levar pro resto da vida. Gardner mordeu e arrancou um pedaço da orelha do policial.

O detetive Jon Dick entrou em defesa do policial dizendo que o ataque não foi provocado.

— Gardner é um homem violento e a sentença que lhe foi dada reflete a gravidade de seu crime terrível, disse ele.
O agressor foi condenado por causar, intencionadamente, uma grave lesão corporal.

Adolescente de 15 anos retira enorme tumor facial depois de 12 horas de cirurgia

Hennglise Dorvial
Hennglise Dorvial, de 15 anos de idade, teve um tumor benigno, que começou a crescer em seu rosto há 4 anos, removido depois de uma cirurgia no Hospital Infantil do Rei, em Norfolk.
A cirurgia, que demorou 12 horas, foi organizada pela Operação Sorriso, uma instituição de caridade médica para crianças, que promove operações em países de baixa e média renda. O financiamento para a operação foi doado principalmente por Larry O’Reilly, vice-presidente da O’Reilly Auto Parts, que conheceu Hennglise durante uma viagem ao Haiti em 2011.
100Dr. William McGee foi um dos cirurgiões que removeu o tumor de Dorvial. Ele disse que este foi o maior que ele já retirou em toda sua carreira médica. A menina teve sorte do tumor não ter invadido a base do crânio. No entanto, as chances da visão do olho esquerdo voltar são pequenas.
Dr. Magee realizou um pequeno reposicionamento ósseo segmentar da mandíbula do lado esquerdo durante a operação. O tumor também mudou a angulação da mandíbula inferior, e para melhorar a aparência, uma nova cirurgia provavelmente será necessária.
1000Hennglise Dorvial removeu tumor da face em cirurgia de 12 horas
Hennglise deixou a escola na 5 ª série depois que sua face dobrou de tamanho em um ano. Ela disse que sua irmã de 14 anos de idade é sua única amiga.
A mãe de Henenglise, Yvrose, disse que está ansiosa para mostrar o resultado da cirurgia para sua família. Yvrose e Henneglise ficarão hospedadas na Virginia Beach, próximo a Norfolk, onde a Operação Sorriso está sediada, por pelo menos seis semanas antes de voltarem para casa.

Casal encontra maconha dentro de hambúrguer e quer recompensa

Um casal de Iowa (EUA) alegou ter ingerido maconha em um dos lanches servidos pela rede de fast food McDonald's.

De acordo com Brittany Songer e Cory Long, eles deram uma mordida no lanche e acharam o gosto ruim. A mulher pensou ser por conta do forte perfume que estava na mão do marido. Mas, segundo ela, ao abrir o hambúrguer ela percebeu que a carne estava coberta por queijo e umas ervas esquisitas.

— Só podia sentir o cheiro de maconha, disse ela.
O Departamento de Polícia de Ottumwa declarou que vai analisar os ingredientes estranhos.

Autoridades disseram que não dá pra saber a quantidade da possível droga e se alguém colocou lá propositalmente ou não. Disse também que a lanchonete vai cooperar com tudo durante a investigação.
As vítimas não precisaram de cuidados médidos, mas caso o resultado dê positivo para a erva danada, eles vão processar o estabelecimento.

Por ciúmes, marido arrasta mulher e a deixa só de calcinha na rua

Um homem foi preso suspeito de espancar e arrastar a mulher pelas ruas de Aracaju, Sergipe, na última quarta-feira (14). Segundo a polícia, a agressão foi tão forte, que a vítima ficou só de calcinha no meio da rua.
Imagens do circuito interno de um estabelecimento registraram a ação. O homem foi até o emprego da vítima e a arrastou no meio da rua. A mulher informou que morava havia dois meses com o suspeito.
Ele estava acompanhado de dois filhos pequenos, que são de outro casamento. As crianças foram recolhidas e ele encaminhado a um presídio da cidade.

sábado, 3 de maio de 2014

Paciente tem perna imobilizada com galões d’água em hospital no centro do Rio

Ivanildo Alves de Lira, de 38 anos, que fraturou o fêmur em um acidente de moto, está com uma das pernas imobilizada por dois galões d’água de cinco litros cada no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio.
Ele reclama que já está há quase três semanas internado na unidade e, além de não contar com a infraestrutura adequada, não tem previsão para passar por uma cirurgia. O rapaz, que trabalha como mototaxista, entrou no hospital em 11 de abril. Segundo a família, os médicos ainda não apresentaram um laudo sobre a situação clínica dele.
Em nota, a direção do Souza Aguiar informou que Ivanildo de Lira Alves já passou por um procedimento cirúrgico assim que deu entrada. “Ele está recebendo o tratamento indicado e será submetido a uma segunda cirurgia ortopédica, necessária para seu caso”, informou o hospital.
Assista ao vídeo:

China envia ao Oceano Índico navio especializado em buscas no leito marinho

Uma embarcação da Marinha chinesa especializada no rastreamento do leito marinho partiu da China com destino ao sul do Oceano Índico para colaborar na nova fase das operações de busca pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines.
O navio "872" chegará ao local de buscas por volta do dia 10 de maio, afirmou o subdiretor do Centro de Buscas e Salvamentos Marítimos da China, Wang Zhenliang, citado neste sábado (3) pela agência oficial "Xinhua".
A China, o país com mais cidadãos a bordo do avião desaparecido (153, embora os meios chineses falam de 154, pois incluem um passageiro taiwanês), participou das oito semanas de buscas com o envio de 18 navios e 13 aviões, além da utilização de 21 de seus satélites.
A aeronave, com 239 pessoas a bordo, desapareceu no dia 8 de março (dia 7 no Brasil), quando fazia a rota entre Kuala Lumpur e Pequim. As operações entraram em uma nova fase nesta semana. As buscas aéreas foram abandonadas e o rastreamento submarino foi ampliado na área do Oceano Índico onde foram detectados sinais parecidos com os de uma caixa-preta, mas, até o momento, não foram encontrados destroços do avião.

Bebê com ossos de vidro morre em Goiânia

O pequeno Vitor Eduardo, de um ano e oito meses, morreu neste sábado (3) vítima de pneumonia, em Goiânia (GO). O menino sofria de osteogênese imperfeita, doença conhecida popularmente como “ossos de vidros”, que ocasionava fraturas facilmente em todo o corpo.
O bebê passou quase um ano e meio de sua vida no hospital para receber cuidados especiais e havia tido alta médica em fevereiro deste ano. Vitor morava com a avó materna Juraci Quitino, já que a mãe biológica não tinha condições financeiras de cuidar do filho.
A osteogênese imperfeita é uma doença genética que não tem cura e exige um tratamento com uma equipe multidisciplinar, com ortopedista, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiologia. No Brasil, estima-se que a doença acometa uma a cada 20 mil pessoas.
Assista ao vídeo

Morre Mãe Dináh em São Paulo

Benedicta Finazza, mais conhecida como Mãe Dináh, morreu nesta sexta-feira (2), em São Paulo, em 2013, aos 83 anos.

Ela foi internada na última quinta (1º), no Hospital da Luz, na Vila Mariana, em São Paulo, segundo informou um funcionário do hospital ao R7. Ela estava com um quadro de infecção intestinal. A causa da morte foi de uma infecção generalizada. A informação da morte foi confirmada pelo secretário pessoal da vidente à reportagem.

O corpo é velado neste sábado (3) no Cemitério da Paz, no Morumbi, zona sul de São Paulo. O enterro está marcado para as 15h no local, informou um funcionário do cemitério ao R7

Previu morte de famosos

Mãe Dinah nasceu no bairro do Paraíso, na zona sul de São Paulo. Ela contava em entrevistas que desenvolveu a mediunidade desde os três anos de idade.

Ela ficou famosa na década de 1990, quando supostamente previu o acidente aéreo que matou o grupo Mamonas Assassinas, em 1996. Desde então, passou a aparecer em programas de televisão, sempre com suas previsões para os anos vindouros. Ela gostava de dizer que gostava de fazer suas previsões "de novembro para frente".

Também se vangloriava em entrevistas de ter previsto a morte da cantora Elis Regina, que morreu de overdose aos 36 anos em 1982.

Erros e brincadeiras

A médium também sempre foi criticada por ter previsto "um ano excelente para o piloto Ayrton Senna" em 1994, o mesmo em que ele morreu em um acidente na Fórmula 1. Ela desmentia ter errado a previsão e afirmava ter pedido ao piloto pessoalmente para "tomar muito cuidado" na corrida que o matou na Itália.

Por conta dos erros em algumas de suas previsões, ela virou motivo de brincadeira de comediantes, como do humorístico Pânico na TV.

Ela levava tudo isso no bom humor. Em 2013, Mãe Dináh protagonizou o comercial da nova MTV, no qual ironizava suas próprias previsões.

Apesar de gostar de alertar os famosos quanto a seu futuro, talvez faltou à vidente ouvir um colega de profissão. No fim de 2013, um vidente chamado Pai Francisco Borges falou em um vídeo na internet que Mãe Dináh deveria tomar cuidado com a saúde em 2014.

Veja as previsões famosas de Mãe Dináh!

terça-feira, 15 de abril de 2014

"Conhecendo Países" #1 - Serra Leoa

Ficheiro:Flag of Sierra Leone.svg
Serra Leoa, oficialmente República da Serra Leoa, é um país da África Ocidental. É delimitada com a Guiné ao norte e nordeste, a Libéria a sudeste, e com o Oceano Atlântico ao sudoeste. Abrange uma área total de 71.740 km² e sua população é estimada em 5 485 998 habitantes, de acordo com dados da CIA em 2012. O país possui um clima tropical, com um ambiente diversificado variando de savana para florestas tropicais. É uma república constitucional que compreende quatro províncias. A capital da república é Freetown, sede do governo, principal centro econômico e maior cidade do país, com aproximadamente 1,1 milhão de habitantes. Além de Freetown, outras cidades notáveis são Bo, segunda cidade mais populosa com população estimada em 233 684 habitantes, e KenemaKoidu e Makeni. O país abriga a universidade mais antiga da África Ocidental, Fourah Bay College, fundada em 1827 e possui o terceiro maior porto natural do mundo.
Ficheiro:Freetownstreet.jpgDivide-se em quatro regiões geográficas: Província do NorteProvíncia OrientalProvíncia do Sul e a Área do Oeste; que são subdivididas em quatorze distritos. Sua economia está voltada principalmente para a mineração, especialmente diamantes. O país está entre os maiores produtores mundiais de titânio ebauxita, sendo também um grande produtor de ouro. Na região está um dos maiores depósitos mundiais de rutilo. Apesar desta riqueza natural, 70% de sua população vive na extrema pobreza, de acordo com dados de 2004.5
A religião muçulmana é a predominante no país,6 7 que é classificado como um dos mais tolerantes no mundo, no quesito religioso.8 9 10 A população serra-leonesa compreende cerca de 16 grupos étnicos, cada um com sua própria língua e dialetos. Os dois maiores e mais influentes são os Temnes e os Mendes. Embora o idioma inglês seja o oficial do país e o principal usado na educação e na administração do governo, a linguagem Krio (derivado do inglês e de várias línguas africanas tribais) é a principal língua de comunicação entre os diferentes grupos étnicos de Serra Leoa, sendo falado por cerca de 90% dos habitantes do país.
Em 1462, a área do atual território de Serra Leoa foi visitado pelo explorador português Pedro de Sintra, que a nomeou Serra Leoa. 11 12 O país tornou-se um importante centro do comércio transatlântico de escravos até 11 de março de 1792, quando Freetown foi fundada pela Companhia de Serra Leoa, como forma de servir como um lar para ex-escravos do Império Britânico. Em 1808, tornou-se uma Freetown britânica Crown Colony, e em 1896, o interior do país tornou-se um protectorado britânico. Entre 1991 e 2002, ocorreu a Guerra Civil de Serra Leoa, que devastou o país e resultou na morte de aproximadamente 50 000pessoas. Grande parte da infraestrutura do país foi destruída, e mais de dois milhões de pessoas deslocadas em países vizinhos como refugiados; principalmente para a Guiné, que recebeu mais de 600 000 refugiados serra-leoneses.
Achados arqueológicos mostram que Serra Leoa foi habitada continuamente por pelo menos 2.500 anos,13 habitado por sucessivos movimentos vindos de outras partes da África.14 O uso do ferro foi introduzido na atual região do país por volta do século IX, e a agricultura passou a ser praticada por tribos que habitavam a costa do país por volta do ano 1000.15 A densa floresta tropical presente na localidade praticamente serviu de refúgio para os nativos da região, que não receberam muita influência dos impérios pré-coloniais africanos16 e da influência islâmica encontrada no Império do Mali. A fé islâmica, no entanto, só tornou-se abrangente no século XVIII.17
A Serra Leoa foi uma das primeiras nações do oeste africano a ter contato com os europeus. Em 1462, o explorador português Pedro de Sintra mapeou as colinas onde agora situa-se o Porto Freetown, cuja formação na época eem ra forma da Montanha de Leão (também chamada de Serra do Leão), que originou o nome do país.12 Comerciantes portugueses chegaram ao porto por volta de 1495, quando um forte que agiu como um posto de comércio foi construído.18Os portugueses juntaram-se aos holandeses e franceses e todos estes passaram a usar o território da Serra Leoa como um ponto estratégico do comércio de escravos. Em 1562, a Inglaterra juntou-se aos três países no tráfico de seres humanos, quando Sir John Hawkins enviou 300 pessoas escravizadas para as novas colônias na América.
Serra Leoa é rica em minerais, como diamanteferroplatina e bauxita. As atividades extrativistas são gerenciadas em grande parte pela sociedade estrangeira. As indústrias compreendem instalações para a transformação dos produtos agrícolas e florestais e de diamantes. Mesmo assim, Serra Leoa é o sétimo país mais pobre do mundo tendo o terceiro pior IDH (0,365) e, além disso, seu PIB é baixíssimo, e, para se manter, recebe uma pequena ajuda humanitária de outros países.
Ao contrário de outros países africanos, os conflitos religiosos e étnicos em Serra Leoa são muito raros, devido a relação geralmente amigável entre as religiões na sociedade serra leonesa, que contribuiu para a liberdade religiosa.24 A constituição do país garante a liberdade democrática na fé, em particular, o governo defende a disposição, e reage fortemente à natureza religiosa de abusos discriminatórios.24
Não há dados confiáveis sobre o número exato dos que praticam grandes religiões no país. No entanto, a maioria das fontes estimam que a população é de 60% de muçulmanos, 30% cristã, e 10% dos praticantes de religiões tradicionais indígenas e tribais. Não há informações sobre o número de ateus no país. Existem ainda muitas práticas sincretistas, com até 20% da população praticante, uma mistura de islamismo com as religiões tradicionais indígenas e o cristianismo.24
Historicamente, grande parte dos muçulmanos de Serra Leoa concentram-se nas áreas ao norte do país, e os cristãos, em grande parte, localizados ao sul. O casamento inter-religioso é comum. No entanto, aguerra civil de onze anos, que foi oficialmente declarada encerrada em janeiro de 2002, resultou em movimento por grandes segmentos da população.25
Ficheiro:School destroyed by Sierra Leone Civil War.jpgA crença no Cristianismo começou a ser difundida no século XVI, quando os primeiros missionários católicos chegaram à costa oeste da África.25 Há ainda, uma considerável comunidade hinduísta. A maior comunidade hindu vive em Freetown.25
O Governo não possui requisitos para o reconhecimento, registro ou regulação de grupos religiosos e permite a instrução religiosa nas escolas públicas. Os estudantes podem optar por participar de classes de orientação muçulmana ou cristã.24 O Conselho Inter-Religioso de Serra Leoa (IRC), composto por líderes cristãos e muçulmanos, desempenha um papel importante na sociedade civil e é responsável em promover o processo de tolerância religiosa no país.24