terça-feira, 15 de abril de 2014

"Conhecendo Países" #1 - Serra Leoa

Ficheiro:Flag of Sierra Leone.svg
Serra Leoa, oficialmente República da Serra Leoa, é um país da África Ocidental. É delimitada com a Guiné ao norte e nordeste, a Libéria a sudeste, e com o Oceano Atlântico ao sudoeste. Abrange uma área total de 71.740 km² e sua população é estimada em 5 485 998 habitantes, de acordo com dados da CIA em 2012. O país possui um clima tropical, com um ambiente diversificado variando de savana para florestas tropicais. É uma república constitucional que compreende quatro províncias. A capital da república é Freetown, sede do governo, principal centro econômico e maior cidade do país, com aproximadamente 1,1 milhão de habitantes. Além de Freetown, outras cidades notáveis são Bo, segunda cidade mais populosa com população estimada em 233 684 habitantes, e KenemaKoidu e Makeni. O país abriga a universidade mais antiga da África Ocidental, Fourah Bay College, fundada em 1827 e possui o terceiro maior porto natural do mundo.
Ficheiro:Freetownstreet.jpgDivide-se em quatro regiões geográficas: Província do NorteProvíncia OrientalProvíncia do Sul e a Área do Oeste; que são subdivididas em quatorze distritos. Sua economia está voltada principalmente para a mineração, especialmente diamantes. O país está entre os maiores produtores mundiais de titânio ebauxita, sendo também um grande produtor de ouro. Na região está um dos maiores depósitos mundiais de rutilo. Apesar desta riqueza natural, 70% de sua população vive na extrema pobreza, de acordo com dados de 2004.5
A religião muçulmana é a predominante no país,6 7 que é classificado como um dos mais tolerantes no mundo, no quesito religioso.8 9 10 A população serra-leonesa compreende cerca de 16 grupos étnicos, cada um com sua própria língua e dialetos. Os dois maiores e mais influentes são os Temnes e os Mendes. Embora o idioma inglês seja o oficial do país e o principal usado na educação e na administração do governo, a linguagem Krio (derivado do inglês e de várias línguas africanas tribais) é a principal língua de comunicação entre os diferentes grupos étnicos de Serra Leoa, sendo falado por cerca de 90% dos habitantes do país.
Em 1462, a área do atual território de Serra Leoa foi visitado pelo explorador português Pedro de Sintra, que a nomeou Serra Leoa. 11 12 O país tornou-se um importante centro do comércio transatlântico de escravos até 11 de março de 1792, quando Freetown foi fundada pela Companhia de Serra Leoa, como forma de servir como um lar para ex-escravos do Império Britânico. Em 1808, tornou-se uma Freetown britânica Crown Colony, e em 1896, o interior do país tornou-se um protectorado britânico. Entre 1991 e 2002, ocorreu a Guerra Civil de Serra Leoa, que devastou o país e resultou na morte de aproximadamente 50 000pessoas. Grande parte da infraestrutura do país foi destruída, e mais de dois milhões de pessoas deslocadas em países vizinhos como refugiados; principalmente para a Guiné, que recebeu mais de 600 000 refugiados serra-leoneses.
Achados arqueológicos mostram que Serra Leoa foi habitada continuamente por pelo menos 2.500 anos,13 habitado por sucessivos movimentos vindos de outras partes da África.14 O uso do ferro foi introduzido na atual região do país por volta do século IX, e a agricultura passou a ser praticada por tribos que habitavam a costa do país por volta do ano 1000.15 A densa floresta tropical presente na localidade praticamente serviu de refúgio para os nativos da região, que não receberam muita influência dos impérios pré-coloniais africanos16 e da influência islâmica encontrada no Império do Mali. A fé islâmica, no entanto, só tornou-se abrangente no século XVIII.17
A Serra Leoa foi uma das primeiras nações do oeste africano a ter contato com os europeus. Em 1462, o explorador português Pedro de Sintra mapeou as colinas onde agora situa-se o Porto Freetown, cuja formação na época eem ra forma da Montanha de Leão (também chamada de Serra do Leão), que originou o nome do país.12 Comerciantes portugueses chegaram ao porto por volta de 1495, quando um forte que agiu como um posto de comércio foi construído.18Os portugueses juntaram-se aos holandeses e franceses e todos estes passaram a usar o território da Serra Leoa como um ponto estratégico do comércio de escravos. Em 1562, a Inglaterra juntou-se aos três países no tráfico de seres humanos, quando Sir John Hawkins enviou 300 pessoas escravizadas para as novas colônias na América.
Serra Leoa é rica em minerais, como diamanteferroplatina e bauxita. As atividades extrativistas são gerenciadas em grande parte pela sociedade estrangeira. As indústrias compreendem instalações para a transformação dos produtos agrícolas e florestais e de diamantes. Mesmo assim, Serra Leoa é o sétimo país mais pobre do mundo tendo o terceiro pior IDH (0,365) e, além disso, seu PIB é baixíssimo, e, para se manter, recebe uma pequena ajuda humanitária de outros países.
Ao contrário de outros países africanos, os conflitos religiosos e étnicos em Serra Leoa são muito raros, devido a relação geralmente amigável entre as religiões na sociedade serra leonesa, que contribuiu para a liberdade religiosa.24 A constituição do país garante a liberdade democrática na fé, em particular, o governo defende a disposição, e reage fortemente à natureza religiosa de abusos discriminatórios.24
Não há dados confiáveis sobre o número exato dos que praticam grandes religiões no país. No entanto, a maioria das fontes estimam que a população é de 60% de muçulmanos, 30% cristã, e 10% dos praticantes de religiões tradicionais indígenas e tribais. Não há informações sobre o número de ateus no país. Existem ainda muitas práticas sincretistas, com até 20% da população praticante, uma mistura de islamismo com as religiões tradicionais indígenas e o cristianismo.24
Historicamente, grande parte dos muçulmanos de Serra Leoa concentram-se nas áreas ao norte do país, e os cristãos, em grande parte, localizados ao sul. O casamento inter-religioso é comum. No entanto, aguerra civil de onze anos, que foi oficialmente declarada encerrada em janeiro de 2002, resultou em movimento por grandes segmentos da população.25
Ficheiro:School destroyed by Sierra Leone Civil War.jpgA crença no Cristianismo começou a ser difundida no século XVI, quando os primeiros missionários católicos chegaram à costa oeste da África.25 Há ainda, uma considerável comunidade hinduísta. A maior comunidade hindu vive em Freetown.25
O Governo não possui requisitos para o reconhecimento, registro ou regulação de grupos religiosos e permite a instrução religiosa nas escolas públicas. Os estudantes podem optar por participar de classes de orientação muçulmana ou cristã.24 O Conselho Inter-Religioso de Serra Leoa (IRC), composto por líderes cristãos e muçulmanos, desempenha um papel importante na sociedade civil e é responsável em promover o processo de tolerância religiosa no país.24

Adolescente comete suicídio após postar carta de despedida no Facebook

Uma garota de 13 anos morreu na quinta-feira (3) depois de uma tentativa de suicídio. A estudante havia sofrido bullying e usava as redes sociais para postar pensamentos suicidas.
Nailani Buccholts morava em Los Osos, na Califórnia, nos Estados Unidos. No dia 29 de março a menina escreveu um bilhete aos pais e se enforcou enquanto eles estavam ocupados. A menina ainda passou cinco dias no hospital lutando pela vida até morrer.
A estudante, que usava o Facebook e escrevia em cadernos o quanto era feliz com a família, tinha problemas com os colegas de escola e sofria bullying desde o ensino fundamental. Nailani era insultada sobre seu peso e sua aparência física. A menina chegou a pedir para ficar em casa para evitar os assédios.
Nailani mudou seus hábitos alimentares e perdeu peso. Ainda assim, os colegas continuaram a zombar dela chamando-a de "feia" e "gorda".
No último ano, as redes sociais de Nailani se encheram de mensagens negativas. A adolescente sempre publicava em seu Facebook cartazes de mídia social que falavam de suicídio. A menina também postava vídeos no Vinebox em que mostrava claros problemas de autoestima.
Em um dos vídeos, Nailani Buchholz disse que sentia que todos estavam olhando para ela e a chamando de feia.
Funcionários da Escola San Luis, onde a menina estudava, não disseram o que farão ou planejam fazer em relação ao assédia moral sofrido por Nailani.

Chinês se sacrifica para salvar a vida do filho

Um pai heroico se sacrificou para que o filho não fosse esmagado por um caminhão em Quanzhou, na China. Hsiung Kuo, de 71 anos, empurrou seu filho Yong, de 47 anos, para longe das rodas do veículo quando os dois foram atingidos pelo caminhão.
Segundo o site britânico Daily Mail, Yong e Hsiung Kuo estavam indo da zona rural para a cidade em uma moto na Província de Fujian, e pararam em um cruzamento. 
O caminhão apareceu, atingiu a moto, o pai agarrou o filho e o empurrou para longe, a uma distância segura.
O veículo esmagou as pernas de Hsiung Kuo, que continuava lutando desesperadamente para salvar o filho. Segundos depois o caminhão passou por cima de seu peito, matando-o instantaneamente.
Os médicos chegaram logo depois, mas o pai foi declarado morto. Yong foi consolado pelas equipes de emergência e recebeu tratamento para o choque.
O motorista, que fugiu do local do acidente, foi preso enquanto a polícia está investigando o crime.

Acidente com ônibus deixa mortos na Rio-Santos

Um ônibus capotou na rodovia Rio-Santos, na altura de Itaguaí, por volta das 6h30 desta segunda-feira (14), e deixou mortos e feridos. Cinco pessoas morreram — pela manhã, a Polícia Federal havia informado que foram seis vítimas, mas corrigiu a informação à tarde —. A maior parte dos envolvidos no acidente já foi identificada.
Por volta das 11h, o Corpo de Bombeiros confirmou 18 feridos, sendo dois em estado grave. As vítimas foram levadas para os hospitais Municipal de Itaguaí São Francisco Xavier, Municipal Pedro Segundo, em Realengo, e Estadual Rocha Faria, em Campo Grande. 
Às 8h30, o engarrafamento na via chegava a 10km, uma vez que o sentido Mangaratiba foi parcialmente interdito para socorro das vítimas.
O veículo seria de uma empresa com sede em Angra dos Reis e transportava funcionários.

Governo chileno envia fundos de emergência para Valparaíso por incêndio

O governo chileno destinará de forma imediata 500 milhões de pesos (cerca de R$ 2 milhões) ao município de Valparaíso assolado pelo pior incêndio de sua história, informou nesta segunda-feira (14) o ministro porta-voz, Álvaro Elizalde.
"Desde o Subsecretariado de Desenvolvimento Regional estão sendo repassados 500 milhões de pesos à comuna de Valparaíso para atenuar as primeiras necessidades da emergência", disse Elizalde após uma reunião do gabinete com a presidente Michelle Bachelet.
— É para a emergência e retirada de escombros, mas não é a única ajuda que vai ser dada. É a primeira.
O incêndio, que até agora causou a morte de 12 pessoas e destruiu mais de duas mil casas, começou no último sábado (12) em um setor florestal do caminho La Pólvora, próximo à cidade, mas se expandiu rapidamente para zonas povoadas de várias colinas vizinhas.
Cerca de 1.300 bombeiros e brigadas da Corporação Nacional Florestal (Conaf), com apoio de uma dúzia de helicópteros e aviões cisterna, continuam hoje combatendo o fogo, que ressurgiu nos setores de Pajonal e colina Ramaditas, onde destruiu umas 250 casas.
A Conaf antecipou que a tarefa de aplacar definitivamente o incêndio demorará mais de 20 dias. Elizalde assinalou que o estado de emergência se mantém na zona de Valparaíso, cerca de 120 quilômetros da capital, porque o fogo não foi do todo controlado e recalcou que está sendo efetuado o maior desdobramento que tenha sido registrado.
"Milhares de pessoas perderam tudo. Estamos falando de um quadro francamente dramático", declarou o ministro.
Além disso, ele indicou que para não desproteger outras zonas do país, foi pedido à Argentina o envio de aeronaves que apoiem no controle do incêndio. Segundo o governo atualmente há 1.200 pessoas em albergues e umas 8 mil pessoas afetadas.
"É desolador, mas o governo não vai deixá-los a sós", assegurou Elizalde.
Esta é a segunda tragédia no Chile neste mês. Em 1 de abril um terremoto de 8,2 graus de magnitude atingiu a zona norte do país, deixando seis mortos e afetando também milhares de casas. 

Erro médico: italiana faz fertilização, mas carrega gêmeos de outra mulher

Desde dezembro, uma italiana carrega filhos gêmeos de outra mulher por erro médico. Ela fazia tratamento de reprodução assistida no hospital Sandro Pertini, em Roma, e os embriões foram trocados antes de serem implantados em seu útero.
Segundo o site francês La Parisienne, o centro médico, onde a confusão ocorreu, está atualmente sob vigilância e toda atividade de fertilização está suspensa na instituição.
Neste domingo (13), o Ministério da Saúde italiano enviou autoridades ao hospital para investigar o caso.
Em 4 de dezembro de 2013, quatro casais fizeram fertilização in vitro no Sandro Pertini. Destes, apenas três mulheres ficaram grávidas após a operação. No entanto, sem que se saiba ainda em quais circunstâncias, uma troca irreparável foi feita entre pelo menos duas pacientes. Quando os médicos fizeram exames nos gêmeos de uma das mulheres, perceberam que havia algo errado, pois os filhos não tinham compatibilidade genética com os pais. Mas agora é impossível voltar atrás.
O caso suscitou diversos debates éticos e jurídicos na Itália. Afinal, quem são os verdadeiros pais dos bebês que irão nascer? Na segunda-feira (14), uma comissão de inquérito vai se reunir com urgência para discutir a questão antes de as crianças nascerem.
O superintendente do hospital Sandro Pertini, Vitaliano De Salazar, anunciou que os protocolos de controle e os processos de intervenção serão reforçados na instituição. Os dois outros casais cujas mulheres ficaram grávidas vão igualmente se submeter a exames para que se possa entender de onde veio o erro e, sobretudo, se certificar que nenhuma outra troca tenha ocorrido.

Mulher é atacada após encontrar cinco ursos dentro de garagem nos EUA

Uma mulher da Flórida, nos EUA, está se recuperando depois de ter sido atacada por cinco ursos que entraram na garagem de sua casa em busca de alimentos no lixo.
De acordo com a emissora CNN, a mulher, de 45 anos, disse que ao menos cinco ursos, de vários tamanhos, estavam revirando os sacos de lixo de sua garagem, que estava com as portas abertas.
Um dos animais, de aproximadamente 100 kg, atacou-a, arrastando-a de dentro da garagem para a entrada da casa, segundo o tenente Pete Brenestugh, da cidade de Seminole.
A mulher sofreu cortes no rosto e nas pernas, e só conseguiu escapar quando entrou em sua casa e seu marido acionou os serviços de emergência.
O incidente ocorreu na noite de de sábado (12), no mesmo dia em que as autoridades da Flórida advertiram para a presença de ursos negros e filhotes em busca de alimentos após o período de inverno. A casa da mulher fica próxima do parque de preservação natural.

Bebês gêmeas são encontradas mortas de mãos dadas dentro de piscina nos Estados Unidos

Bebês gêmeas são encontradas mortas de mãos dadas em piscina
Duas gêmeas de 2 anos de idade morreram afogadas em uma piscina em Dillsboro, nos Estados Unidos. As irmãs inseparáveis foram encontradas juntas e de mãos dadas por um vizinho.
Jocelyn e Shaylyn Spurlock estavam sob os cuidados de seus avós, em Indiana, quando o trágico incidente aconteceu. Seus corpos foram encontrados uma hora depois da morte.
A avó havia dormido, e a mãe das crianças, Bryeanna Spurlock, tinha saído para um jantar que havia ganhado como presente de casamento. Quando ela retornou percebeu a falta das filhas, e procurou desesperadamente.
Um vizinho encontrou os corpos em uma capa de piscina que estava cheia de água por conta das chuvas. Três dias antes as meninas tinham entrado juntas, jogando pétalas de rosas no corredor para o casamento da mãe, de 28 anos, e do pai, Brad, de 29.
Bebês gêmeas são encontradas mortas de mãos dadas em piscina

O enterro foi realizado na mesma igreja onde os pais tinham se casado dias antes.
33333

Paquistão prende canibal reincidente com cabeça de criança

A polícia do Paquistão prendeu nesta segunda-feira (14) um homem que voltou a praticar canibalismo, além de ter encontrado em sua casa a cabeça de uma criança, informou Zafar Iqbal, policial do distrito de Bhakkar, onde o fato ocorreu.
"Os vizinhos nos avisaram que o detido e o irmão tinham roubado a cabeça de uma criança no cemitério local", relatou Iqbal. Há dois anos, o homem já havia sido condenado pelo mesmo motivo. Por enquanto, a polícia só prendeu Arif.
O irmão, Farman, está foragido. As forças de segurança deram início a uma operação de busca. Os irmãos já tinham sido presos em 2011 por canibalismo.
Na época, as autoridades encontraram na casa deles um corpo e provas que algumas partes tinham sido cozidas. A polícia estima que eles tenham desenterrado e comido cerca de 150 corpos, conforme informou o jornal local The Express Tribune.
"De acordo a sua declaração, eles começaram a comer carne humana ainda quando crianças depois que o pai matou a mãe", disse Iqbal. Segundo a imprensa local, os irmãos têm cerca de 40 anos.
Na primeira vez, os acusados foram condenados de acordo à lei de invasão de lugares sagrados, já que o país não possui legislação específica contra o canibalismo. Há pouco mais de um ano eles foram soltos gerando indignação nos moradores da região. 

Dilma diz que vai combater corrupção e defenderá Petrobras

A presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta segunda-feira (14), em Ipojuca (PE) que defenderá a Petrobras com "todas as forças" diante dos que querem tirar proveito político e que combaterá qualquer tipo de corrupção envolvendo a empresa.
— Como presidenta, mas sobretudo como brasileira, eu defenderei em quaisquer circunstâncias e com todas as minhas forças a Petrobras.
Dilma participou de cerimônia de batismo e viagem inaugural de navios petroleiros. A cerimônia entregou, simbolicamente, a embarcação Dragão do Mar e batizou o navio Henrique Dias no Estaleiro Atlântico Sul.
— Não transigirei em combater todo tipo de mal-feito, ação criminosa, tráfico de influência, corrupção ou ilícito de qualquer espécie, seja ele cometido por quem quer que seja. Mas, igualmente, não ouvirei calada a campanha negativa dos que por proveito político não hesitam em ferir a imagem desta empresa.
A presidente afirmou também que "nada nem ninguém" conseguirá destruir a Petrobras, em meio à polêmica sobre a compra de uma refinaria pela empresa nos Estados Unidos e após um ex-diretor da companhia ter sido detido em uma operação da Polícia Federal que investiga lavagem de dinheiro.
— Nós sabemos que a Petrobras é a maior e mais bem-sucedida empresa brasileira. Ela é a maior empresa desse país. E esse título dificilmente alguém irá tomar da Petrobras. A Petrobras jamais vai se confundir com qualquer mal feito, com corrupção ou qualquer ação indevida de quaisquer pessoas, das mais graduadas às menos graduadas. Nós, com determinação, estamos aqui nos comprometendo, a cada dia que passa, que o que tiver de ser apurado vai ser apurado com o máximo de rigor. O que tiver de ser punido vai ser punido também com o máximo de rigor.